segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Normas Disciplinares

Acreditamos que a existência de normas e regras é fator imprescindível para a vida individual e coletiva, pois contribui para uma convivência escolar saudável e equilibrada e para a boa formação de nossos jovens e adolescentes.
Abaixo, as normas que regem o nosso cotidiano.

· Horários de entrada e saída
A escola estará aberta para a entrada dos alunos às 6h30min (Manhã) e 12h e 45min (Tarde) e 18:00h (Noite)

·Atraso
O aluno que chegar após o horário de entrada (com atraso superior a 15min.) deverá aguardar o início da 2ª aula para entrar em sala, sendo este o prazo máximo estabelecido para a chegada do estudante ao Colégio, salvo em circunstâncias muito especiais. Os atrasos serão computados a cada mês, sendo que:
· no 2º atraso desse período, o aluno receberá uma advertência verbal, feito pela Coordenadora do turno;
· no 3º atraso desse período, o aluno receberá uma advertência escrita específica, com comunicação aos pais;
· no 4º atraso, o aluno será suspenso das aulas por um dia, no dia subseqüente, não participando de qualquer atividade escolar no decurso da suspensão.

· Entrada em sala de aula
As aulas começarão rigorosamente no horário estipulado. É proibida a circulação dos alunos pelas dependências do Colégio durante o período de aulas e troca de professores.
O intervalo é de vinte minutos (manhã), vinte e cinco minutos (tarde) e dez minutos (noite). Após o término deste, o estudante deverá dirigir-se à sua sala, para o início da aula. O aluno que se atrasar não poderá entrar em aula, devendo dirigir-se à sala da Coordenação.
Não será permitido, ao aluno, entrar em sala de aula comendo ou bebendo alimentos de qualquer espécie.
Durante a aula, será permitida a saída do aluno apenas em casos de urgência e com o consentimento do professor.

· Autorização de Saída
O aluno terá saída livre após o término das atividades escolares.
No caso de objeção por parte da família, pedimos aos senhores pais que enviem ao Setor de Coordenação uma carta, solicitando a não liberação do aluno após as aulas.
OBS: Comunicar a professora (1º. Ao 5º. Ano) ou a coordenação (6º. Ao 9º. Ano) se o aluno usará transporte escolar e o nome do(a) motorista.
Em caso de faltas, solicitamos aos pais que entrem em contato com o Colégio.
Não mandar o(a) aluno(a) doente à escola para o seu próprio bem estar.

· Saída antecipada
O aluno que necessitar sair do Colégio mais cedo, a solicitação deverá ser enviada por escrito e entregue à Coordenação.

· Avisos
Solicitamos que somente em casos de extrema urgência sejam enviados avisos e recados por telefone: a comunicação escrita é mais eficaz e possibilita maior eficiência em nossos serviços.

· Material escolar
O aluno deverá trazer sempre, para as aulas, todo o material solicitado pelo professor. Na reincidência da não apresentação do material, o aluno receberá um comunicado, que deverá ser assinado pelos pais ou responsáveis.

· Uniforme escolar
Para as aulas, o aluno deverá estar devidamente uniformizado: agasalho do Colégio, calças compridas jeans azuis, camiseta do Colégio, meias e tênis (preto ou branco). OBS: Os alunos do 1º ao 5º ano não poderão usar calça jeans, somente a calça ou bermuda do Colégio.
O aluno deverá permanecer devidamente uniformizado todo o tempo em que estiver nas dependências do Colégio.
Solicitamos especial atenção quanto ao uniforme, lembrando que seu uso é uma norma do Colégio e também propicia maior segurança aos nossos alunos.
Para as aulas de Educação Física, o aluno deverá usar o uniforme do Colégio, próprio para o exercício desta atividade.
É importante ressaltar que não será permitida a entrada de aluno trajando o uniforme descaracterizado de sua forma original (sem gola, sem mangas, comprimento inadequado etc.)
1. A não observância destas normas impedirá o aluno de assistir às aulas e, conseqüentemente, acarretará prejuízo para sua aprendizagem e avaliação.
2. A não utilização do uniforme implicará a adoção dos mesmos critérios adotadas no item relativo a atrasos.

- Recreação (1º. Ao 5º.ano)
Será estipulado, pela professora, um dia em que a criança poderá trazer brinquedos para serem usados no momento de recreação, junto com toda a classe (com nome marcado).

- IMPORTANTE
Não será permitido trazer objetos para o Colégio, tais como: baralhos, gravadores, máquinas fotográfica, revistas, bolas, bonés, pager, celular (mesmo que quebrado), disk man, MP3 player, MP4, figurinhas, fantasias, etc. o professor está autorizado a recolher esses objetos e entregá-los à Coordenação. Somente serão devolvidos aos pais.
ATENÇÃO: Os objetos que não forem retirados, até o término do ano letivo, serão destinados a uma instituição de caridade.
Em caso de perdas, o Colégio promove a procura, mas não se responsabiliza pela reposição dos mesmos.
Não será permitido o uso de telefone celular durante o período de aula, nem mesmo no recreio. Caso os pais tenham necessidade de comunicar-se com o(a) filho(a) deverão telefonar para o Colégio e a recepcionista se incumbirá do contato logo que possível.
Os alunos também não são autorizados a telefonarem para seus pais, mesmo no recreio, sem prévia autorização da coordenação.

· Avaliação substitutiva
O aluno que perder a avaliação bimestral terá a chance de repô-la(s), fazendo a avaliação substitutiva logo após a avaliação.

· Penalidades
O Colégio sempre buscará recursos e estratégias para que cada estudante compreenda e respeite as normas, adequando-se, assim, ao Colégio. Porém, quando os limites forem ultrapassados e as regras não forem seguidas, o aluno estará sujeito às sanções. Como previsto no Regimento Escolar, serão aplicadas as seguintes penalidades, conforme a falta cometida:
- orientação pessoal;
- advertência;
- suspensão de um, dois ou três dias de aulas;
- transferência compulsória.

A gravidade ou a reincidência da falta cometida determinará o tipo de penalidade adotada. Certos de que a observância destas normas assegurará a convivência harmoniosa e saudável de toda a nossa comunidade escolar e permitirá o desenvolvimento acadêmico pretendido por nossos profissionais, pelos alunos e por seus responsáveis, reiteramos nossa plena disposição em atendê-los sempre.

- SITE DO COLÉGIO: www.padraomesquita.com.br - poderá ser acessado para inteirar-se das circulares e registros de eventos.
Observações, dúvidas ou críticas devem ser resolvidas diretamente com a equipe administrativa, educacional ou pedagógica do Colégio, evitando que os comentários entre pais ou funcionários nos portões da escola, não cheguem ao setor responsável para resolvê-los.

2 comentários:

  1. Fico muito feliz em fazer parte desta equipe. Sei o quanto nos esforçamos e trabalhamos para que tudo dê certo, e como nenhum esforço pode ser em vão, nossos resultados têm sido mais que favoráveis. Espero que a cada ano possamos realizar tudo de melhor.
    Sejam todos bem-vindos!
    Virginia de Paula (Coordenadora)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir